Cálculos Renais

O que são cálculos renais?
As pedras renais são oriundas de depósitos de sais dentro dos rins; inicialmente são pequenos cristais que se juntam, crescem e se consolidam em cálculos. Básica e simplificadamente este processo resulta de um desbalanço entre a quantidade de solvente (líquido/água) e solutos (sais/minerais) filtrados do sangue pelos rins.

Urina e os rins
A urina humana constitui-se de líquidos ingeridos e produzidos pelo corpo acrescidos dos sais resultantes das reações químicas que nos mantém ativos. Os líquidos e alimentos que ingerimos diariamente entram em nosso corpo e passam a fazer parte do montante de líquidos e sais a serem regulados pelos rins. Portanto, Os rins são responsáveis por manter um delicado balanço entre sal e água, fundamentais para nossa vida.

Incidência
Estima-se uma prevalência de ate 15% da população Americana. Um adulto apresenta risco de 10% de desenvolver um calculo renal. Em outras palavras, 1 em cada 10 adultos em sua fase profissional produtiva, podem apresentar pedras nos rins!durante sua vida.

 

Como são formados os Cálculos Renais?

Pense em um copo com água que inicialmente recebe uma pequena colher de sal. Após alguns segundos todo o sal se dissolve no líquido, desaparecendo por completo. Agora, quando o mesmo copo de água recebe um volume grande de sal, mesmo apos horas, haverá saturação e depósito de sal no fundo do copo. O mesmo conceito se emprega nos rins. Quando ha muito sal, ou pouca água, ha supersaturação do soluto (sal) e formação de pequenos depósitos ( cristais) que vão se juntando ate formarem uma pedra.

Existem, logicamente, outros fatores que tornam este processo mais complexo, porem este princípio químico é que impera na litogênese (formação de cálculo/litíase renal). Esclareça suas duvidas com seu especialista.

 

Quais os sintomas que podem causar pedras nos rins?

Repercussões clínicas
As pedras renais podem ou não causar sintomas quando situadas dentro dos rins. Os sintomas geralmente aparecem quando os cálculos se movem dentro do sistema excretor de urina, obstruindo a passagem de urina. Nesta ocasião os seguintes sintomas são descritos:

• Dor severa na região lombar, tipo cólica;
• Náuseas e/ou vômitos;
• Dor irradiada para região inguinal/genital do mesmo lado;
• Urina escurecida ou avermelhada;
• Urgência para urinar e sensação constante de bexiga cheia;
• Desconforto que não melhora com mudança de posição;

Cálculos renais são responsáveis por grande numero de atendimentos médicos em pronto socorro; e geralmente, se associam a longos períodos de afastamento, impactando negativamente tanto na vida profissional quanto na vida pessoal dos pacientes.

Sempre procure atenção de um Urologista especialista em cálculo renal quando:
• Dor localizada em região lombar que não se relaciona com esforço físico ou posição;
• Dor severa acompanhada náusea e/ou vômitos;
• Dor acompanhada de calafrios ou febre;
• Historia de litíase renal (pedra) na família;
• Dor com urgência para urinar;
• Dor e alteração cor da urina.